Cães em estado de abandono são resgatados no Parque Esmeralda

Ambos foram achados desnutridos em casa abandonada e suja após denuncia anônima

Este foi encontrado preso, em local sujo, sem comida e com água imprópria para consumo
Foto: Agência Sorocaba de Notícias
Este foi encontrado preso, em local sujo, sem comida e com água imprópria para consumo


Dois cães em estado de abandono , que estavam num imóvel no Parque Esmeralda , foram resgatados pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) no final da tarde de quarta-feira (17).

Eles foram avaliados clinicamente por um médico veterinário da seção, que confirmou que os cães estavam desnutridos . Ambos foram vermifugados e, assim que se recuperarem, serão castrados e então colocados para adoção no Abrigo Municipal, segundo informações da Sema .

Foto: Agência Sorocaba de Notícias
O outro cão achado solto e desnutrido dentro de residência no bairro Jardim Esmeralda


De acordo com a equipe da Sema , no momento da fiscalização , os animais estavam bem magros , sendo que um estava preso em uma corrente curta e o outro estava solto. O quintal estava cheio de entulhos e dejetos. Também não havia alimento e o pote tinha um pouco de água, mas estava com limbo em volta, além de larvas de mosquito.

Você viu?

Segundo relato de uma pessoa que não quis se identificar, que entrou em contato por telefone com a equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, uma senhora morava na casa com o filho. Ela faleceu há aproximadamente oito meses e o filho não cuidou dos animais. Os vizinhos não souberam dizer se ele ainda mora na residência.

No momento da fiscalização, como o portão da casa estava apenas encostado, funcionários da Sema entraram e fizeram o resgate, com o apoio da Guarda Civil Municipal ( GCM ). Um boletim de ocorrência foi aberto no 2º DP e aguarda apenas a confirmação dos dados do tutor dos cães para ser investigado pelo crime de maus-tratos e também aplicadas as sanções administrativas pela Sema.

Segundo a Lei Municipal nº 9.551 , de 4 de maio de 2011, que trata da proibição a prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba, o abandono de animais é crime e nos casos de abandono de animal sadio ou doente, é aplicada multa de R$ 3 mil por animal.

As denúncias de animais vítimas de maus-tratos devem ser feitas através dos canais da Central de Atendimento ( www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento) , telefone 156 e WhatsApp (15) 9.9129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Abrigo Municipal fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-8006.