O Fórum Digital “Transporte do Futuro – Pensar para Transformar”, acontece em ambiente virtual, gratuito, nos dias 23 e 24 de setembro, a partir das 16 horas. O intuito é trazer o conhecimento profundo da condição de mobilidade e urbanismo para conseguir arquitetar a cidade do amanhã e para isso conta com 12 palestras sobre o tema e uma mesa redonda ao fim.
Ex-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, engenheiro José Carlos Carneiro,um dos organizadores do Fórum
“O objetivo é conclamar nossos engenheiros e urbanistas para projetar a cidade do futuro. Vamos pensar de forma completa para que resulte numa melhora na qualidade de vida para todos. Vamos abordar um tema ainda desconhecido, a Engenharia da Complexidade. Esse estudo envolve a mobilidade, o urbanismo e a educação”, explica o eng. mecânico José Carlos Carneiro, ex-presidente da AEAS e um dos organizadores do Fórum.
O evento, tem a promoção conjunta da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) e do CREA-SP, com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEAMESP) e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).
Palestrantes
Entre os palestrantes há especialistas de várias faculdades e universidades, como os representantes da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
( FATEC
), o diretor eng. prof. Dr. Luiz Rosa e o prof. e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Indústria 4.0
, eng. Nelson Rampim; da Universidade Estadual Paulista
( UNESP
) Sorocaba, o eng. prof. Dr. Galdenoro Botura e do Instituto Federal de São Paulo
( IFSP
), prof. Dr. Denílson de Camargo Mirim.
Também, representantes de grandes empresas, como o eng. Claudio Castro, diretor da Schaeffler
e o diretor da Flex do Brasil
, Leandro Santos.
Você viu?
Além do diretor Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo ( CIESP ) Sorocaba, Erly Domingues de Sillos, o eng. José Roberto C. Piqueira, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares ( IPEN ) e o eng. Ricardo Bovo, consultor e diretor da Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Inovadores ( ABRAVEI ).
Do poder público, participarão o ex-secretário de Transporte de Sorocaba, eng. Renato Gianolla e o Secretário de Planejamento de Sorocaba, eng. Helder Paranhos .
O que dizem os especialistas
O atual secretário de Planejamento da cidade, parabeniza a AEAS
, o CREA-SP
e as outras entidades pela iniciativa e a ousadia de debater o transporte para o futuro. Ele afirma que o tema é bastante pertinente para uma cidade como Sorocaba, que cresce a cada dia. “É um tema para praticarmos a criatividade e pensarmos como será a mobilidade nas grandes cidades. Vemos as dificuldades que temos na questão de planejamento urbano da cidade. Sorocaba cresceu bastante, é uma das que mais cresce segundo o IBGE. E é um polo atrativo, porque a atividade econômica traz as pessoas para cá. Precisamos pensar em como vamos fazer as pessoas se movimentarem, como terão uma alimentação saudável, respeitando o meio ambiente, preservando a sustentabilidade dessa cidade linda. Dessa forma, a participação do Governo Municipal
é de muita importância, pois podemos levar a nossa contribuição. Estou muito animado e acho que é o momento certo. Se não pensarmos hoje o que pretendemos implantar no futuro, mesmo que não seja de médio, mas longo prazo, não adotaremos as políticas necessárias para que essas possibilidades existam, para que possamos trazer algo de construtivo”.
O presidente da AEAS, Heverton Bacca ressalta que o assunto é importante para toda a sociedade
O presidente da AEAS , Heverton Bacca Sanches declara que a associação é aquela que observa e fomenta esse universo das novas tecnologias. Então, nada mais importante do que trazer à tona este assunto tão indispensável, que é a mobilidade urbana mais inteligente. “Já estamos rumando para novos caminhos de matriz energética, que é a migração dos combustíveis fósseis para a eletrificação e com isso, todo o contexto muda. Os veículos mais inteligentes já estão em desenvolvimento aqui na região de Campinas, assim como grandes empresas já investem nisso, como a Petrobrás. E nesse sentido, também estão as Smart Cities (cidades inteligentes), que precisam de mobilidade inteligente. E por isso precisamos pensar mais nisso. Este evento trará bons exemplos de Smart Cities, de Sustentabilidade, Eficiência Energética, Mobilidade e Eletrificação . Assuntos que dizem respeito a todos, à sociedade como um todo, mas que também oferta oportunidades a engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos”, explica.
O presidente também ressalta que o evento foi planejado pela gestão anterior e que a nova gestão apoia totalmente o seu desenvolvimento.
O evento, gratuito via WEBTV AEAS , é aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas pelo link tiny.cc/transportedofuturo ou pelo site da Associação: aeas.org.br